sábado, 3 de novembro de 2007

Para princípio...

Percorrendo as prateleiras da estante procurei um livro, um assunto, um autor ou um critério para trazer até aqui.

Decidi-me primeiro pelo autor que talvez tenha citado mais no espaço dos blogs que tenho ocupado: José Pedro Machado filólogo e arabista português, e escolhi o seu "Vocabulário Português de Origem Árabe".

Depois encontrei outro que lhe foi anterior no tempo, David Lopes, historiador e também arabista; grande impulsionador dos estudos árabes em Portugal e da relação entre os portugueses e os muçulmanos em diferentes períodos da sua história, nomeadamente durante a presença dos portugueses no norte de África, e o livro é "Textos em Aljamia Portuguesa", uma edição da Imprensa Nacional datada de 1897.

De outra área do meu interesse, a região de Lafões, trago entre livros e publicações cinco títulos:

- Antiguidades Pre-Históricas de Lafões, de Aristides de Amorim Girão;

- Professor Doutor Aristides de Amorim Girão (O Homem e a Obra), de J.M.Pereira de Oliveira, geógrafo - professor universitário;

- A Região de Lafões (Subsídios para a sua História), de Manuel Barros Mouro, natural de Lafões, um estudioso e um amigo dos seus amigos.


Relativamente a estes títulos, vou colocar a partir de hoje imagens , separadas neste blog, das capas das suas edições, abstendo-me agora de outras referências que poderei colocar posteriormente. Entretanto quaisquer dúvidas ou comentários de eventuais visitantes serão bem-vindos.



Sem comentários: